sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

colecionismo

Continuando com a maratona de achar espaço na minha casa, ou melhor, nesse cafofo em que vivo, fiz uma coisa que me deixou literalmente com ânsia: joguei fora todas as embalagens de remédios que usei no usei passado fora. Eu não sei porque guardo essas coisas, só sei que na hora em que tenho que jogar fora, me dói! Eu sempre acho que aquilo tem alguma finalidade ainda não revelada, mas que algum dia eu saberei o que fazer com tudo o que guardo.
Olha, tem sido um parto a fórceps me livrar dessas coisas... primeiro as revistas, depois os trabalhos de faculdade, os papéis que não uso, os recibos, etc... as roupas pra doação eu já separei e domingo levo pra minha irmã dar na igreja dela, mas as roupas não me causam emoção nenhuma, essas eu dôo periodicamente, mas os papéis e as outras coisas inúteis, ai... essas doem fundo, e me deixa mesmo nauseada ter que jogá-las fora... :<
Agora vou tomar banho e dormir e não pensar que joguei tudo fora... afinal era pra ter sido a faxina de fim de ano que eu fui embromando, embromando e agora já estamos em fevereiro e eu ainda não terminei de me livrar do que não uso pra ter algum espaço e conseguir me movimentar nesse ninho de mafagafos! Acho que acabarei sendo a velha doida das caixas se continuar com essa acumulação desenfreada de inutilidades, igual ao velhinho que passa num dos episódios da segunda temporada de Dexter, o velhinho que é vizinho do Rodrigo e anota tudo de “anormal” que acontece na rua e que tem trocentas caixas espalhadas pela casa cheias de sabe-se lá que inutilidades... ó céus, acabarei em casa de pijama e meias vigiando a vizinhança pela janela! Ai, não! Credo!
Bem, o que aprendi com isso é que não adianta querer largar os vícios assim de uma hora pra outra porque esse colecionismo só pode ser um vício! O lance é ir se livrando dele aos poucos... bem aos poucos... fazendo um esforço de cada vez porque não tenho mesmo forças pra fazer tudo de uma vez. Não dá pra jogar fora de uma hora pra outra tudo o que fui acumulando ao longo dos anos e que têm valor sentimental pra mim! Entretanto, não vou amolecer frente ao desafio de me livrar de tudo o que pode ser considerado inútil por mim, é claro, não vou usar os critérios de outra pessoa pra remexer nos meus objetos pessoais. Tem uma amiga minha que disse que vem aqui em casa fazer um limpa nas minhas coisas com o maior prazer porque ela adora jogar coisas fora. Mas de jeito nenhum, disse eu! De maneira alguma vou deixar que outra pessoa decida o que é útil e o que é inútil pra mim. Pelo menos não em relação aos meus objetos. Com outras coisas eu não sei, até porque quem tem chefe não tem lá muita autonomia e tem que engolir muito sapo...
Enfim, eu manterei vocês, poucos e queridos leitores, informados quanto ao meu progresso durante esse período de diminuição do volume de objetos colecionados. Será que tem algum serviço como o AA pra quem sofre de colecionismo? Uma espécie de “10 passos pra quem quer deixar de colecionar compulsivamente” ou coisa do gênero? Acho que no final de semana vou googlar isso pra ver o que encontro.