terça-feira, 16 de junho de 2009

bolhas

Uma cena me acalmou hoje pro dia inteiro.

Eu vinha de uma conversa com a minha paciente orientadora. Ela me fez mudar de idéia e apresentar a monógrafa de conclusão de curso. Minha cabeça ainda estava às voltas com o fato d’eu não saber por onde terminar a bendita mono. E o barulho da rodoviária me perturbando os ouvidos através das minhas músicas favoritas saídas dos meus fones. E a visão sempre deprimente daquele lugar cinza, inóspito, sujo. A rodoviária é o lugar mais feio dessa cidade e ta bem no coração dela. Sabe a ironia disso? É nesse lugar feio, sujo e inóspito que milhares de trabalhadores, estudantes, donas de casa, pessoas de bem passam diariamente junto com alguns meliantes, claro; enquanto isso, nos prédios lindos, limpos e com ar-condicionado do Congresso passeiam a nata da podridão desse país, alguns dos políticos mais imundos desse país, gente que só se interessa em foder o povo sem dó nem piedade. Suponho que devem andar alguns de boa índole, mas esses são a minoria.... Triste, né? Eu tava pensando nisso e mais num bocado de coisas quando vi uma bolha de sabão flutuar na minha frente. Eu sorri pra ela e por mim. Acompanhei seu vôo livre até ela estourar. Daí vi outra e outra em plena rodoviária, na plataforma de espera do 114. era uma coisa linda: uma menininha de costas pra mim, à minha frente, fazendo bolhas de sabão em plena rodoviária suja, inóspita e cinza. Achei lindo. Achei que valia a pena fotografar aquela menininha fazendo bolhas ali, naquela terça-feira tão rotineira, tão boba, tão séria e cheia de preocupações. E as bolhas flutuando graciosamente em direção ao azul do céu do meio-dia. Lindo. A menina estava tão concentrada fazendo suas bolhas umas atrás das outras que nem reparou que iluminou meu dia inteiro.
Tudo durou tão pouco! O ônibus pelo qual esperávamos havia uma eternidade chegou e a menina guardou seu fazedor de bolhas. Mas tudo bem, foram uns três minutos muito bem gastos do tempo dela e das suas bolhas. Salvou minha terça-feira. Amanhã eu não sei o que vai ser, mas hoje eu ganhei meu dia vendo bolhas de sabão voarem pelo céu da rodoviária. Elas calaram todas as minhas preocupações e eu sorri como se eu fosse a menininha fazedora de bolhas.